terça-feira, 11 de setembro de 2007

Quantos são, quantos são?

O agravamento da concorrência torna as estratégias de segmentação mais complexas e necessárias. Uma correcta estratégia de segmentação deve estabelecer segmentos mensuráveis, acessíveis e que constituam por si mesmos mercados alvo.
Os modelos tradicionais de segmentação – socio-demográfica, psicográfica, comportamental – continuam a ser válidos, mas devem adequar-se aos objectivos estratégicos das empresas.

Assim, no caso da concorrência do vinho Mateus, decidi segmentar a concorrencia de duas formas: pelo tipo de produto (vinhos rosé) e pela comunicação do produto.


Assim, existem vários vinhos rosé no mercado:
Lancers (3,19€)
Terras de Xisto (1,78€)
Adega de Borba (1,67€)
Fundação Eugénio de Almeida (4,18€)
Herdade Grande (8,10€)
Versus (4,82€)
Vinha da Defesa (5,03€)
Alandra (2,23€)
Terras d'el Rei (1,74€)
Monsaraz (2,79€)
Angelus (3,80€)
Quinta de Cidrô
Casal Mendes (2,46€)
Porta da Ravessa (0,99€)
Terra Franca (1,99€)

No que diz respeito aos concorrentes que apostam numa comunicação que se assemelha à do Mateus, encontrei apenas dois:

Casal Garcia: Haja Alegria, Haja Casal Garcia! Este é um vinho descomplexado, descomplicado e despretensioso que é consumido por todo o tipo de consumidores (com particular preferência nos jovens) e em praticamente todo o mundo, quando a ocasião é de boa disposição. Casal Garcia (2,75€)

GAZELA - Sabe bem com a vida! É um Vinho Verde de sabor suave, leve e refrescante, que sabe bem com a vida. É um vinho descomprometido, um clássico renovado, que confirma todo o potencial da região para criar vinhos leves e cativantes, ideais para o dia-a-dia. Gazela (2,59€)



Sem comentários: