segunda-feira, 10 de setembro de 2007

SWOT, não SWAT


O termo SWOT já não é novidade para quase ninguém.
Não confundir com SWAT, que é um acrônimo em inglês para Special Weapons And Tactics (Armas e Táticas Especiais).

Para os que não estão familiarizados com o termo, a análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou de ambiente), sendo usado como base para gestão e planeamento estratégico de uma empresa mas pode ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário. Trata-se da análise dos pontos fortes (strenghts) e pontos fracos (weaknesses), as oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).

No caso Mateus, os pontos fortes saltam à vista:
- A experiência da Sogrape no lançamento de novos produtos;
- A especificidade e originalidade do produto, primeiro do género em Portugal;
- Rede de distribuição integrada;
- Forte aposta na comunicação da marca no mercado interno e externo.

Encontro dificuldade em apontar pontos fracos. Contudo eis alguns sujeitos à vossa apreciação:
- Gama pouco diversificada;
- Associação do vinho rosé a um público feminino.

Quanto às oportunidades do mercado:
- Mercado pouco diversificado e com reduzidos players;
- Aparecimento de novos mercados, nomeadamente os Mercados de Leste, Palop's e Espanhol;

As ameaças neste mercado são variadas, a começar pela penalização social elegal do consumo e bebidas alcoólicas;
- Intensificação da concorrência e o aparecimento de novas marcas de vinho rosé;
- Limites legais à comunicação e patrocínio de eventos, por anunciantes de bebidas alcoólicas;
- Concorrência forte dos vinhos oriundos da Austrália, África do Sul ou a China;
- Forte concorrência em termos de imagem e consumo das bebidas espirituosas no mercado da noite.


Mas afinal, quem são os concorrentes deste vinho?

Vou investigar!

1 comentário:

Anónimo disse...

Engraçado, mas esta análise swot já não é nova...